EDIFÍCIO GISELLE
AUTOR(ES):TELÉSFORO CRISTOFANI
DATA DE PROJETO: 1968
LOCALIZAÇÃO: AV. 9 DE JULHO, BAIRRO JARDIM PAULISTA, SÃO PAULO, SP.
FONTES DE PESQUISA: XAVIER, 1983, P.97. ARQUIVO T.CRISTOFANI.
REFERÊNCIA DO TEXTO: ZEIN, 2005: P.161


O uso de elementos de proteção nas fachadas executados em concreto aparente, presente no edifício Guaimbé e bastante explorado na arquitetura residencial do brutalismo paulista, será retomado e desenvolvido em vários outros projetos de apartamentos de diferentes autores. Talvez o caso mais exemplar do uso desse recurso seja o do Edifício Giselle.

O lote de formato trapezoidal e proporção quase quadrada com dimensão média de aproximadamente 28 m de lado permite uma solução de planta-tipo conformada, pelos retângulos alongados de cada apartamento, dispostos em dois perímetros praticamente independentes, conectados apenas pelo núcleo central composto por escada, elevadores e áreas comuns de acesso. Cada apartamento tem planta bastante semelhante àquelas habitualmente presentes nos sobrados residenciais paulistanos – em lotes de pouca frente e bastante profundidade, com sala frontal, quartos dispostos em seqüência na lateral e cozinha/serviços na fachada de “fundos”; não seja inovadora, em compensação é meticulosamente resolvida, praticamente evitando conflitos de circulação, e destacando-se pelo emprego de vários volumes projetados, em balanço, de maneira a se obter uma ampliação virtual das áreas de cada ambiente.

O uso extensivo do concreto armado nas empenas além de acomodar esses espaços sobressalentes (armários, boxes de chuveiros, abas de proteção solar) é potencializado enquanto “parede estrutural”, numa compreensão estrutural e construtiva que é reforçada pela opção da transição, por viga alta na altura dos pilotis, das empenas para o apoio em um número reduzido de pilares - dois por empena lateral, no total oito (considerando-se cada apartamento como um “edifício” isolado, conectado estruturalmente pela caixa dos elevadores). A transição estrutural, entretanto, não é exageradamente posta em evidência, ao contrario: os detalhes buscam aligeirar sua presença, com indiscutível elegância dos resultados.

 

FOTOS DE ÉPOCA:


Arquivo T.Cristofani

 
Arquivo T.Cristofani Arquivo T.Cristofani  

FOTOS (2006):

GP:APPE GP:APPE GP:APPE


LOCALIZAÇÃO:

 

DESENHOS TÉCNICOS: ARQUIVO T.CRISTOFANI








 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial 3.0 Unported License.
Clique no link acima para saber mais sobre as políticas de direitos autorais utilizadas neste site.
Site desenvolvido por Batagliesi Arquitetos+Designers.